Espadas

Um jogo de Espadas é jogado com 4 jogadores. Os jogadores sentados frente a frente jogam como uma equipa. Espadas usa um baralho de 52 cartas. Em todos os naipes, as cartas estão organizadas da mais baixa para a mais alta: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A. Cada jogador recebe 13 cartas no principio de cada mão. O naipe de Espadas é sempre trunfo. Isso significa que qualquer Espada irá ganhar qualquer carta de outro naipe. Copas, Paus e Ouros todos têm valor igual abaixo de Espadas. Por exemplo, o 2 de Espadas tem um valor mais alto do que até o Ás de qualquer outro naipe.

Objectivo

Espadas é um jogo a pares. O objectivo do jogo é você e o seu parceiro apostarem um contrato, e então jogarem as vossas cartas coordenadamente para cumprirem o contrato. Você ganha quando chegar aos 500 pontos ou quando os seus adversários chegarem aos 200 pontos negativos.

Pontuação

  • Cada vaza vale 10 pontos. Por exemplo, um contrato de 6 vazas vale 60 pontos se completado.
  • Se a sua equipa fizer menos vazas do que aquelas que foram apostadas, a sua equipa é penalizada o valor do contrato (ou 60 pontos no meu exemplo).
  • Se a sua equipa fizer mais vazas do que aquelas que foram apostadas, a sua equipa recebe o valor do contrato, mais um ponto por cada vaza adicional. No meu exemplo, se você tivesse ganho 7 vazas, você receberia 61 pontos. A sua penalidade por ultrapassar o valor da aposta é receber um saco de pontos pela vaza adicional.
  • Um saco de pontos sozinho não tem valor. No entanto, se a sua equipa acumular 10 sacos de pontos, é penalizada 100 pontos. Quando os pontos são deduzidos, o saco é esvaziado.
  • Fazer uma aposta Nulo vale 100 pontos, e uma aposta Duplo Nulo vale 200 pontos. Se você apostar Nulo ou Duplo Nulo e apanhar uma ou mais vazas, irá ser penalizado em 100 pontos ou 200 pontos respectivamente. E por cada vaza ganha, numa aposta de Nulo ou Duplo Nulo, você acumula também um saco de pontos.
  • A primeira equipa a atingir 500 pontos ganha o jogo. O jogo também acaba se uma equipa terminar com, ou abaixo de, -200 pontos.

Estratégias

  • Se você apostar alto, e precisar de apanhar vazas adicionais, tente ficar seco de um ou mais naipes. Então poderá jogar trunfo na próxima vez que esse naipe for jogado.
  • Veja o que o seu parceiro está a fazer. Se o seu parceiro estiver a descartar cartas altas, poderá ser para evitar apanhar muitas vazas adicionais e os sacos de pontos a elas associados. Por outro lado, se o seu parceiro joga uma carta alta que é depois cortada pelos adversários, ele poderá necessitar de ajuda para apanhar algumas vazas. O seu parceiro podia estar a contar com essa vaza.

Apostar Vazas

  • Espadas são trunfo, então ganham sobre todas as cartas de outros naipes. Portanto, o Ás de Espadas é uma vaza garantida. Ter muitos trunfos significa que irá dispor de extras depois de os outros jogadores ficarem sem trunfos, e isto pode resultar em vazas adicionais que poderá ganhar.
  • Ases de outros naipes são provavelmente capazes de ganhar vazas, especialmente se jogados na primeira vaza desse naipe. Após algumas vazas, os jogadores têm maior probabilidade de estarem secos desse naipe, e podem então jogar trunfo.
  • O número total de vazas apostado pelos 4 jogadores é importante. Se o número de vazas apostado for exactamente 13, então uma vaza extra apanhada por si ou pelo seu parceiro irá evitar o cumprimento do contrato pelos seus adversários. Por outro lado, se as apostas forem muito baixas, existirão vazas a mais e os correspondentes pontos de penalização.
  • Jogue a sua mão de modo a que os seus adversários apanhem os sacos de pontos.Passe as suas cartas mais baixas.

Apostar Nulo

  • Se o seu parceiro apostar nulo, irá precisar que você apanhe todas as vazas para a vossa equipa. Ganhe as suas cartas altas se puder. Isto permitirá que o seu parceiro descarte a sua carta mais alta. Se reparar que o seu parceiro está seco de um determinado naipe, jogue esse naipe sempre que possível. Isto permitirá que o seu parceiro descarte cartas altas de outros naipes.
  • Os seus adversários irão jogar cartas baixas para tentar forçar o jogador que apostou nulo a apanhar uma vaza. Se possível, jogue uma carta mais alta que o seu parceiro, ou jogue trunfo se a carta jogada pelo seu parceiro for a mais alta. É mais importante para o seu parceiro cumprir a aposta de 0 vazas do que para si evitar apanhar sacos de pontos.
  • Se um dos seus oponentes apostar nulo, terá de inverter a sua estratégia. Jogue cartas baixas para forçar o jogador que apostou nulo a apanhar uma vaza. Se o jogador que apostou nulo tem a carta mais alta em cima da mesa, assegure-se de que não joga mais alto nem corta a vaza. Esteja atento aos naipes em que o jogador que apostou nulo está seco, e evite jogar esses naipes. Não dê oportunidades de descartar cartas altas ao jogador que apostou nulo.
  • Se você é a última pessoa a apostar, e os outros 3 jogadores apostaram alto, você pode arriscar e apostar Duplo Nulo. Esta é uma estratégia muito arriscada porque não é possível prever ao certo o conteúdo das cartas ocultas que você tem. Duplo Nulo ganha 200 pontos para a sua equipa se for bem sucedido. Caso contrário, se você apanhar nem que seja uma só vaza numa aposta de Duplo Nulo, a sua equipa perde 200 pontos.